Algumas curiosidades sobre a dupla Roxette.

Dupla Roxette - imagem da Internet

Com certeza você já deve ter ouvido pelo menos um dos sucessos de Roxette! Essa foi uma dupla de música Pop Rock, que ficou mundialmente famosa no começo dos anos 90, com álbuns multiplatinados e músicas que tocaram em tudo quanto é rádio do mundo. A formação já não existe mais, embora tenha marcado a vida de diversas pessoas, ao longo de toda a carreira Roxette vendeu mais de 75 milhões de álbuns no mundo todo. Seu nome foi escolhido a partir de uma canção homônima de 1974 e ficou marcado na indústria musical. No dia 9 de dezembro de 2019 Marie Fredriksson a vocalista da dupla formada por Per Gessle, faleceu em decorrência de um câncer, com o qual lutava há 17 anos! Per Gessle lamentou a morte de Marie e em uma mensagem publicada nas redes sociais falou: “Não tanto tempo atrás passávamos dias e noites em meu pequeno apartamento compartilhando sonhos impossíveis, estou honrado de ter compartilhado seu talento e generosidade as coisas nunca mais serão as mesmas”. Pensando um pouco mais sobre a triste notícia da partida da artista e no intuito de lembrar a notabilidade dessa dupla nos da página Anos 80 e 90 decidimos escrever esse artigo! Conheça agora algumas curiosidades que você provavelmente não sabia sobre Roxette, se souber de mais alguma outra coisa que não falamos aqui fique à vontade para compartilhar e relatar nos comentários.

1 - Origem sueca. 
Muitas pessoas que conhecem superficialmente o trabalho da dupla acreditam que ela seja norte americana, no entanto Roxette na Suécia, marcou o Pop Rock do país de uma forma única, foi com o surgimento do sucesso mundial que a dupla elevou o nome do país artisticamente falando!

2 - Sucesso antes da fama. 
A dupla se conheceu em 1979 e então decidiu se unir para formar o Roxette, no entanto ambos já eram cantores de sucesso na Suécia, Per Gessle e Marie já atuavam em bandas diferentes e Per Gessle era um dos integrantes de uma das bandas mais famosas do país o Gyllene Tider, enquanto isso Marie ela trabalhava nas bandas Strul e MaMas Barn.

3 - Sucesso mundial. 
A dupla conseguiu alcançar o sucesso mundial entre o fim da década de 80 e começo da década de 90, nesse período eles conseguiram emplacar 19 Singles no top 40 das paradas do Reino Unido, além disso, conseguiram o topo das paradas americanas quatro vezes com as músicas The Look, Listen to Your Heart, It Must Have Been Love e Joyride.

4 - Discografia.
Embora tenha algumas músicas que fazem lembrar da dupla instantaneamente, Roxette possui uma discografia vasta, composta por diversas músicas incríveis,  inclusive hoje é possível encontrar 17 álbuns lançados, alguns de músicas inéditas na época  em que foram lançados enquanto outros só de coletâneas.

5 - Primeiro álbum.
O primeiro álbum da dupla foi gravado as pressas, pois já tinham esperança no sucesso, eles gravaram o disco completo utilizando canções que Per Gessle havia escrito para o seu terceiro disco solo. O Pearls of Passion foi lançado no dia 31 de outubro de 1986 com o single Neverending Love e Goodbye to you, a dupla se tornou um grande fenômeno na Suécia.
Primeiro LP de Roxette 'Pearls of Passion' (1986)
Imagem da Internet

6 - Sucessos nas trilhas sonoras. 
O Brasil foi bastante impactado pela dupla, isso porque os grandes sucessos do Roxette estiveram presentes em várias novelas que fizeram sucesso em todo o país, Spending My Time, por exemplo, foi música que embalou as cenas de Vera Fischer na novela Perigosas Peruas em 1992, não parou por aí e diversos singles da dupla estiveram presente nas exibições de TV brasileira o mais recente foi em 2012 na novela da Globo, Aquele Beijo a música No One Makes It On Her Own que foi usado em diversas cenas.

7 - O cancelamento da última turnê por conta da doença de Marie.
O grupo estava com uma turnê nova em 2016, até que no dia 18 de Abril foi anunciado o cancelamento da última etapa era a 30th Anniversary Tour, isso aconteceu por causa do estado de saúde de Marie, a cantora lutou contra o câncer por 17 anos e infelizmente faleceu no dia 9 de dezembro de 2019 aos 61 anos de idade! 

E agora vamos relembrar um dos maiores sucessos de Roxette: