Grandes empresas que faliram na década de 90.

Grandes empresas que faliram na década de 90

No decorrer do ciclo de vida de toda e qualquer empresa, independente da sua colocação no mercado, ou do seu tamanho, estão sujeitas a problemas financeiros, seja por má administração, falta de estratégia, falta de competividade, entre outros. O que pode vir a desencadear a curto ou em longo prazo, o fechamento de suas portas. Assim não foi diferente nos anos 90, onde empresas consideradas renomadas, e que acreditávamos que jamais chegariam a falir, do dia para noite nos surpreenderam com a notícia que haviam chegado ao fim. Veja a seguir, a listagem de algumas delas e tenho certeza que você vai lembrar que comprou algo ou conheceu alguém que trabalhou em alguma delas! 

Mappin
Imagem da Internet

A empresa Mappin foi fundada em 29 Novembro de 1913 na cidade de São Paulo, sendo o foco principal a venda de artigo de decoração e utilidades domésticas. Em 1929 a Mappin teve que rever sua estratégia de mercado e mudar o foco dos negócios, então passou a vender no crediário e colocar etiquetas de preços nos produtos das vitrines. Após essas melhorias a empresa retomou o crescimento, porém na década de 1940 com a entrada de novas empresas do ramo varejista no mercado brasileiro, iniciou se uma retração nos negócios da Mappin e em 1950 teve o seu controle acionário vendido ao Advogado e Empresário Alberto Alves Filho, onde dirigiu os negócios até a sua morte em 1982. Logo após, sua esposa Cosette Alves assumiu o controle da empresa e já na década seguinte adquiriu 5 lojas da Sears no Brasil. Foi quando iniciou se o endividamento da empresa , chegando em 1995 com o maior prejuízo da sua história. E com isso a empresa foi colocada à venda e adquirida pelo empresário Ricardo Mansur em 1996, porém o endividamento da empresa continuou e a sua falência foi decretada no ano de 1999.

Arapuã
Imagem da Internet

A Loja Arapuã foi fundada em 1957 na cidade Lins no estado de São Paulo, foi uma rede de lojas de varejo que conquistou vários estados do Brasil, a empresa era líder na venda de móveis e eletrodomésticos no país, na década de 80 chegou a faturar 700 milhões de dólares! Até então nada mudaria, porém, após o empresário Jacob tomar uma decisão ousada e arriscada de reduzir o número de lojas e a linha de produtos, concentrando apenas na venda de eletrodomésticos! Com isso o faturamento caiu quase que pela metade! Os próximos passos foram informatizar todo o seu sistema e estabelecer metas, bônus e remunerações variáveis para o trabalho, visando a retomada do faturamento! E os resultados vieram, no ano de 1996 a Arapuã obteve o maior faturamento da sua história. Mas como explicar toda essa reviravolta, num ano a empresa fatura milhões e dois anos depois a empresa pede concordata? A explicação vem a seguir: no ano de 1997 com a crise do mercado asiático e um erro de estratégia da empresa que era a abertura de crédito ao consumidor, também aliado ao crescimento do desemprego, o que levou ao prejuízo de milhões a empresa. Com a inadimplência em alta a Arapuã não resistiu o que levou ao encerramento das lojas em todo o país no ano de 1998.
  
Banco Nacional
Imagem da Internet

Uma das instituições financeiras mais conhecidas do Brasil, também conhecido originalmente por Banco Nacional de Minas Gerais, foi o principal patrocinador do piloto Ayrton Senna na Fórmula 1 e o Jornal Nacional da Rede Globo. Foi fundado no ano de 1944 na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, pelos irmãos José e Waldomiro Magalhães Pinto e a sua principal marca, para os brasileiros até hoje, é a associação do banco ao ídolo Ayrton Senna! No ano de 1994 ao passar por dificuldades financeiras, sofreu intervenção do Banco Central do Brasil que criou um programa com o intuito de evitar um desastre no sistema econômico do país. Então no mês de Novembro do ano seguinte o banco foi liquidado sob forte acusação de ter inflado o seu patrimônio com contas fictícias. Os seus ativos foram transferidos para o Unibanco e seus passivos ficaram com o Banco Central do Brasil.

Rede Manchete
Imagem da Internet

Foi uma rede de televisão que surgiu na cidade do Rio de Janeiro em Junho de 1983, que tem como fundador o jornalista e empresário Adopho Bloch, a TV Manchete ficou conhecida por exibir a primeira novela fora da Rede Globo a liderar audiência desde a década de 1970, também é lembrada pelo público, por exibir produções japonesas do gênero tokusatsu e anime. Os altos investimentos da TV Manchete levaram a emissora a uma sucessão de crises e atrasos de salários dos funcionários, o que a levou a um severo endividamento financeiro. Após a copa do mundo de 1998, o faturamento caiu em 40% e no final do mês de Setembro a emissora demitiu 540 funcionários, no mês seguinte cancelou quase toda a produção dos programas jornalísticos, chegando a ficar três vezes fora do ar. Em maio de 1999 o grupo TeleTV após muitas negociações resolve adquirir as concessões da Rede Manchete, e não a emissora. E em Novembro do mesmo ano é inaugurada a Rede TV. Poucos dias depois a direção da Rede Manchete afirma que fora vendida o restante da Rede Manchete (infraestrutura, fitas, contratos, etc) para o grupo Heserd Produções.

Banco Bamerindus
Imagem da Internet

O Banco Mercantil e Industrial do Paraná S/A, foi fundado no ano de 1929 na cidade de Tomazina, Paraná, pelo ex-vereador e ex-escriturário de seção bancaria, Avelino Antônio Vieira, tornando-se nas décadas de 1970 e 1980 uma das maiores instituições bancárias da América do Sul, o banco ficou marcado pela propaganda de sua caderneta de poupança no começo da década de 1990, com o Jingle “ O tempo passa, o tempo voa; e a ‘Poupança Bamerindus’ continua numa boa....É a Poupança Bamerindus. Com o início da crise financeira em 1990 e a não obtenção de resultados do programa de recuperação do sistema financeiro, o Bamerindus sofre intervenção pelo Banco Central. Em 1997 uma parte foi incorporada pelo banco HSBC, e a outra parte, pelo Banco Central.

E agora vamos relembrar algumas das propagandas do Banco Bamerindus que marcaram época!